MEI pode fazer consignado? Confira as regras da modalidade
O MEI tem acesso a uma série de linhas de créditos exclusivas, com taxas de juros menores e condições especiais. Confira as principais opções.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal. Ela se caracteriza por taxas de juros menores – comparadas a outros tipos de empréstimos. Além do mais, o desconto acontece direto sobre a folha de pagamento. Ou seja, assim que o brasileiro recebe, o pagamento é feito de forma automática. Será que o MEI pode ter acesso ao consignado? Leia esta matéria para descobrir.
MEI pode fazer consignado? Quais são as opções para a categoria?
Não! O consignado é uma linha de crédito pessoal exclusiva aos aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores CLT. Vale destacar que mais de 90% das contratações desta modalidade são feitas por servidores públicos e aposentados.
Afinal de contas, em ambos os casos, existe a garantia do pagamento, uma vez que os servidores não podem ser demitidos e os aposentados têm o benefício vitalício. A vantagem da modalidade são as taxas de juros menores.
Mas, se você é MEI, não precisa ficar desesperado. Existem linhas de créditos exclusivas para a categoria – que também têm taxas de juros atrativas. Vamos conhecer todas elas.
MEI pode fazer empréstimo?
Sim! Conforme já mencionado, existem outras linhas de créditos para a categoria. Vale destacar que os bancos oferecem empréstimos pessoais e empréstimos empresariais. Neste artigo, vamos focar nas linhas de crédito para pessoas jurídicas (PJs), que costumam ter melhores condições para o MEI.
Basicamente, existem três opções principais de créditos para a categoria. Confira:
- Crédito direto ao MEI: oferecido por bancos e cooperativas de crédito, essa linha de crédito tem como objetivo financiar capital de giro, compra de equipamentos e expansão do negócio.
- Microcrédito: voltado para pequenos empreendedores, o microcrédito oferece valores menores e é ideal para quem está começando. As taxas de juros são geralmente mais baixas.
- Empréstimo com garantia: nessa modalidade, o MEI oferece um bem como garantia do empréstimo, co
Para saber qual é a melhor opção, é necessário entrar em contato com as instituições financeiras. Dessa forma, você pode comparar as taxas de juros e outras condições.
O que é Pronampe?
O PRONAMPE, sigla para Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, é uma linha de crédito especial criada pelo Governo Federal em 2020 para auxiliar na recuperação econômica das empresas durante a pandemia da Covid-19.
Em 2024, o PRONAMPE continua disponível, com algumas mudanças nas regras em relação ao ano anterior. As principais características do programa são:
- Público-alvo: MEI, Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) em situação regular junto à Receita Federal e à Junta Comercial.
- Valores: o valor do crédito varia de acordo com o porte da empresa e com sua atividade econômica
- Taxas de juros: as taxas de juros são subsidiadas pelo governo, variando entre 3% e 8,5% ao ano, de acordo com o porte da empresa e com a modalidade de pagamento escolhida.
- Prazo para pagamento: o prazo para pagamento varia entre 36 e 84 meses, com carência de até 6 meses para iniciar a amortização da dívida.
Para mais informações, acesse o site da Caixa.
Governo lança Programa Acredita para Microempreendedores
O Programa Acredita é uma iniciativa do governo federal que oferece linhas de crédito com condições diferenciadas para o MEI de baixa renda. O objetivo é facilitar o acesso a recursos financeiros, possibilitando que esses empreendedores invistam em seus negócios e aumentem sua renda.
A principal característica do programa é a concessão de crédito para quem está registrado no CadÚnico, um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda no país.
O Programa Acredita também criou o ProCred 360 – uma linha de crédito exclusiva para MEI e ME. No entanto, a expectativa é de que os bancos comecem a liberar os recursos em junho deste ano.